
As dicotomias da leitura na educação básica: reflexões sobre o “literário” e o “não literário”
2016; Volume: 34; Issue: 66 Linguagem: Português
10.34112/2317-0972a2016v34n66p111-124
ISSN2317-0972
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho visa discutir as concepções de leitura que perpassam a Educação Básica brasileira, com destaque para as eventuais implicações da distinção entre “texto literário” e “texto não literário” nas práticas de leitura promovidas nos diferentes ciclos. Dá-se especial atenção às diretrizes e orientações presentes nos documentos ofi ciais, a fi m de entender o papel e os desdobramentos das demais relações dicotômicas que compõem esse contexto, tal como a estabelecida entre “ensino de língua” e “ensino de literatura”. Trata-se, portanto, de uma reflexão atenta aos pontos de tensão que envolvem a reivindicação e o exercício da prática de leitura nas escolas, e não de uma análise focada na solução de aparentes binarismos.
Referência(s)