Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O autoconceito de estudantes aceitos e rejeitados no contexto escolar

2017; Volume: 30; Issue: 69 Linguagem: Português

10.7213/psicolargum.v30i69.23285

ISSN

1980-5942

Autores

Andreza Schiavoni, Selma de Cássia Martinelli,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar se havia diferenças no autoconceito de crianças que apresentavam diferentes padrões de aceitação e rejeição por parte dos amigos da escola. Participaram do estudo 207 crianças entre 7 e 11 anos de idade, de duas escolas públicas do Estado de São Paulo. Para avaliar o status sociométrico foi solicitado aos participantes que indicassem três nomes de colegas da classe com quem gostariam de estudar, de brincar, de não estudar e de não brincar. O autoconceito foi obtido por meio de uma escala contendo 20 afirmações que buscam a avaliar o autoconceito social, escolar, familiar e pessoal dos participantes. A amostra ficou dividida em grupos distintos: o grupo dos isolados, que foi representado por aqueles estudantes que não foram lembrados nenhuma vez por seus colegas de sala; um grupo com alta aceitação e alta rejeição; um grupo com aceitação e rejeição moderadas;e um grupo com baixa aceitação e baixa rejeição. Os resultados indicaram diferenças no autoconceito escolar em meio aos grupos de aceitação entre os colegas. Os estudantes isolados e aqueles com aceitação moderada mostraram um autoconceito escolar mais positivo do que os alunos com baixa aceitação. No que diz respeito à rejeição, observou-se que os estudantes com baixa rejeição no grupo de amigos mostraram ter um autoconceito familiar mais positivo do que aqueles com moderada e alta rejeição. Verificou-se também que os alunos isolados revelaram um autoconceito pessoal mais elevado do que aqueles com rejeição moderada e alta entre os colegas.

Referência(s)
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