
O DIREITO À DIFERENÇA EM UM MUNDO FEITO EM ALFABETO
2016; UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAI; Volume: 13; Issue: 13 Linguagem: Português
10.20337/issn2179-3514revistaentremeiosvol13pagina311a317
ISSN2179-3514
AutoresCidarley Grecco Fernandes Coelho,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoNum momento em que discursos sobre a educacao no Brasil – que ressaltam aspectos como a necessidade de repensar o modelo educacional vigente; as politicas publicas por uma escola de qualidade; os limites e possibilidades diante do fracasso escolar; os questionamentos a respeito da laicidade e suposta neutralidade politicoreligiosa – se multiplicam e reverberam reclamando sentidos, a publicacao de Historia da Alfabetizacao: sentidos e sujeito da escolarizacao, de Mariza Vieira da Silva, mais do que nos fazer pensar sobre esses sentidos que nos expoem aos ditos e nao-ditos, ao que e silenciado e ao que e ja-dito historicamente sobre educacao, sobre a alfabetizacao, sobre a escola de ensinar a ler, escrever e contar. Muitos sentidos, muitos debates, muitas palavras. Educacao esta na ordem do dia. O que fica silenciado ate aqui? O que nao esta dito e o que esta no nao-dito? Como pensar o ja-dito na historia, na relacao com a lingua e com a constituicao do sujeito da escolarizacao no Brasil?
Referência(s)