
SUBVERSÃO E RESISTÊNCIA DOCENTE: Notas sobre a ditadura militar e o movimento Escola sem Partido
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15687/rec.v9i2.29830
ISSN1983-4896
AutoresMoacyr Salles Ramos, Inêz Stampa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo estabelece relacao entre o controle do trabalho docente em dois periodos historicos distintos, situando esse controle no campo das disputas politico-ideologicas em torno do curriculo. Para tal, apresentamos documentos da ditadura militar guardados Centro de Referencia das Lutas Politicas no Brasil (1964-1985) - Memorias Reveladas, do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, buscando exemplificar como a pratica docente critica era alvo de perseguicao na epoca. Por analogia, refletimos sobre o Movimento Escola sem Partido, que postula pela neutralidade do ato de ensinar e contra o que e chamado de “doutrinacao e de abuso da liberdade de ensinar” por parte dos docentes. Trata-se de uma revisao bibliografica que se utiliza de fontes primarias e secundarias. Foi possivel concluir que apesar de vivermos em um periodo dito democratico, o recrudescimento das forcas sociais conservadoras no momento contemporâneo tem suscitado um novo processo de perseguicao docente no interior das instituicoes escolares. O pano de fundo e a disputa entre projetos de formacao humana, evidenciando a educacao escolar como espaco contraditorio, podendo tambem servir como espaco de conscientizacao e emancipacao das camadas populares. Em ambos os processos, o trabalho docente critico-reflexivo e um elemento central.
Referência(s)