Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina

2016; Núcleo de Editoração da PUC Campinas; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24220/2318-0870v21n2a2893

ISSN

2318-0870

Autores

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Julice Dias, Lourival José Martins Filho,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O objetivo do presente artigo é problematizar algumas questões relativas à formação de professores do curso de Pedagogia e de Geografia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, tendo como princípio básico a tríade ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de uma discussão teórica que tem como base a pesquisa bibliográfica e uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas na promoção de uma formação que estabelece relações entre a universidade e a escola de educação básica. Para tanto, põem em destaque os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nesses dois cursos e que contribuem para desenvolver uma visão crítica da realidade, bem como uma leitura do contexto profissional em que esses professores atuarão. Mediante os aspectos elencados, apresenta-se a seguinte problemática: quais as possíveis contribuições dos projetos apresentados para a formação inicial dos licenciados em Geografia e Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina?Palavras-chave: Ensino de geografia. Ensino de pedagogia. Formação docente. Integração universidade - educação básica.

Referência(s)