Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Sou gay, sou alegre, mas não sou bagunça!”: docência, homossexualidade e estética da existência

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5902/1984644417122

ISSN

1984-6444

Autores

Filipe Gabriel Ribeiro França,

Tópico(s)

Feminism, Gender, and Sexuality Studies

Resumo

Este texto traz narrativas produzidas a partir de entrevistas narrativas com um professor homossexual durante uma pesquisa de mestrado. A questão analisada na pesquisa parte da seguinte inquietação: “Quais as narrativas, experiências e de que modos se constituem @s professor@s homossexuais?”. Foi utilizado como referencial teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista. A partir dessa perspectiva puderam ser problematizadas as formas pelas quais o professor pesquisado vai se constituindo enquanto docente homossexual e discutir como esse professor vai se produzindo nas relações de poder, nas relações com o outro e, sobretudo, como se relaciona com a instituição escolar. Assumir-se enquanto professor homossexual organiza a forma com que o sujeito se comporta dentro escola, vivenciando um contínuo processo de negociação com o outro e consigo mesmo.

Referência(s)