
EXPLORANDO A ESPIRAL DE ARQUIMEDES COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA
2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.67350
ISSN1679-1916
AutoresEdcarlos Vasconcelos da Silva, José Carlos Pinto Leivas, Mariana Lopes Dal Ri,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo apresenta análise e discussão de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Médio na cidade de Macapá, no Estado do Amapá. Teve como objetivo explorar a construção da Espiral de Arquimedes no ambiente do software Geogebra e desenvolver a atividade de calcular o comprimento e o número de voltas de papel constantes de uma bobina utilizada para armazená-lo. A metodologia utilizada foi a investigação matemática e, para realizá-la, os investigadores planejaram e aplicaram uma sequência de passos orientadores para a resolução, a qual teve como instrumento de apoio o Geogebra. Os resultados da investigação mostraram que os alunos investigados conseguiram modelar uma bobina e calcular o número de voltas de papel que a mesma contém, bem como o seu comprimento. Por sua vez, os depoimentos dos estudantes mostraram que a utilização da metodologia e do software foram incentivadores para a aprendizagem e sugeriram ao professor titular empregá-la em outros conteúdos.
Referência(s)