Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desmaterialização da Música e a Produção Fonográfica do Rock Independente de Teresina no Século XXI

2016; Issue: 32 Linguagem: Português

10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art08

ISSN

2182-3030

Autores

Thiago Meneses Alves,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

Um dos fenomenos mais verificados no âmbito das mudancas estruturais recentes na producao, circulacao e consumo de musica e o incremento de um numero cada vez maior de contextos que nascem fora do raio de atuacao das grandes industrias culturais e longe dos grandes “centros”. A possibilidade de registro e distribuicao fonograficos facilitados pela emergencia das tecnologias digitais para um publico amplo, ao mesmo tempo em que e um dos principais fatores para o desmantelamento parcial de um modelo de industria da musica que vigorou soberano no seculo XX, possibilita a ascensao, em dimensoes ate pouco tempo impensaveis, destes grupos distantes dos contextos culturais de referencia, nao obstante o surgimento de novos desafios, e que giram sobretudo em torno do topico “sustentabilidade”. Inserido no âmbito mais alargado de uma tese de doutoramento, o presente artigo busca discutir esse novo contexto de incremento de contextos musicais “perifericos” a partir do caso da producao fonografica do rock independente da cidade brasileira de Teresina no seculo XXI. Antes da apresentacao e discussao propriamente dita deste material, sao feitos alguns apontamentos gerais sobre as principais modificacoes do business da musica nos ultimos anos, assim como uma breve caracterizacao sociodemografica do territorio de Teresina. Buscou-se, tambem, sublinhar o papel protagonista dos territorios urbanos nas pesquisas sobre os fenomenos culturais na contemporaneidade. Em linhas gerais, e possivel afirmar que o catalogo volumoso, verificado em 220 produtos fonograficos, distribuidos nos mais diversos suportes e formatos, e devido principalmente a estas novas oportunidades advindas do novo ambiente digital. One of the most verified phenomena in the context of recent structural changes in the production, circulation and consumption of music is the rise in an increasing number of contexts that are born outside the sphere of action of the great cultural industries and away from the great centers. The possibility of phonographic recording and distribution facilitated by the emergence of digital technologies for a broad audience, while being one of the main factors for the partial dismantling of a 20th century model of the music industry, in a previously unthinkable dimension, of these groups distant from the cultural contexts of reference, despite the appearance of new challenges, which revolve mainly around the topic of sustainability. Inserted in the broader scope of a doctoral thesis, this article seeks to discuss this new context of increasing peripheral musical contexts from the case of the sound production of independent rock from the Brazilian city of Teresina in the 21st century. Before the actual presentation and discussion of this material, some general notes on the main modifications of the music business in recent years are made, as well as a brief sociodemographic characterization of Teresina territory. It was also sought to emphasize the leading role of urban territories in research on cultural phenomena in contemporary times. In general, it is possible to affirm that the massive catalog, verified in 220 phonographic products, distributed in the most diverse supports and formats, is due mainly to these new opportunities arising from the new digital environment.

Referência(s)