
Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na América Latina
2014; Volume: 15; Issue: 18 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoO presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI EncontroNacional da Abem/Congresso Regional da Isme na America Latina 2007, tem como objetivo discutirfuncoes e concepcoes de educacao musical na America Latina, a partir de estudos recentes dasciencias cognitivas da musica. Baseando-se na premissa de que a musica e onipresente nocotidiano latino-americano, o artigo parte de uma discussao acerca das funcoes psicossociais,cognitivas e adaptativas da musica exemplificadas por quatro narrativas distintas de situacoes deaprendizagem musical “extra-oficial” de bebes, criancas, jovens e adultos brasileiros. As narrativasapresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funcoesprimordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo,possibilitar situacoes de “passar o tempo em seguranca”. Implicacoes desses achados para asconcepcoes de educacao musical na America Latina sao tracadas ao final do artigo.
Referência(s)