
Mapas conceituais: estratégia pedagógica para a construção de conceitos históricos na disciplina de matemática
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/zet.v22i41.8646580
ISSN2176-1744
AutoresWanderley Pivatto, Sani de Carvalho Rutz da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoApresentam-se, neste artigo, os resultados de um relato de uma experiência – com duração de duas semanas – acerca do conhecimento de história da Geometria, realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Florianópolis, Santa Catarina, com o objetivo de identificar indícios de ocorrência de aprendizagem significativa, a partir dos mapas conceituais construídos pelos alunos. Para análise dos resultados, o pensamento sobre aprendizagem significativa estudado por Ausubel e seus colaboradores foi o aporte teórico utilizado. A pesquisa teve caráter qualitativo, e a observação e a análise dos mapas conceituais construídos e das conexões ali estabelecidas demonstraram a organização dos conceitos, algumas diferenciações progressivas, reconciliações integrativas e o estabelecimento de ligações cruzadas.
Referência(s)