Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estudio de público de museos: el aporte teórico-metodológico de la semiótica

2011; Issue: 21 Linguagem: Português

10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89983

ISSN

2448-1750

Autores

María Marta Reca,

Tópico(s)

Advertising and Communication Studies

Resumo

Nos últimos anos a necessidade de conhecer com maoir profundidade a experiência da visita e indagar sobre a forma em que os visitantes interpretam a proposta expositiva tornaram-se relevantes. A semiótica nos proporciona um conjunto de instrumentos teórico/empíricos para a aplicação de um método preciso que nos permita dar conta do processo de produção, comunicação e transformação do significado. De um ponto de vista construtivista e cognitivo, aplicando a análise de discurso pretende-se avaliar a eficácia comunicativa de uma sala de exposição do Museu de La Plata (UNLP). Busca-se construir um modelo estabelecendo relações entre o contexto de representação, a sala de exposição, e o contexto de apropriação, os discursos produzidos pelos visitantes no momento da visita.

Referência(s)