Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um tema negligenciado

1977; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 55; Issue: 110 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.76313

ISSN

2316-9141

Autores

José Roberto Amaral Lapa,

Tópico(s)

Brazilian History and Foreign Policy

Resumo

(primeiro parágrafo do texto)Surgindo no século XIX, como um dos instrumentos de maior alcance do Capitalismo Industrial, a estrada de ferro, como a literatura histórica tem suficientemente demonstrado, ao impulsionar a indústria do carvão, a siderurgia e a engenharia pesada, contribuiu de maneira decisiva para consolidar o arranco e a maturidade daquele Sistema, que dela tanto se beneficiou. Entretanto, a ferrovia não desempenhou apenas esse papel, e também não o fez somente na frente de expansão do núcleo central do Sistema, ritmando mesmo o seu crescimento, mas e também em sua periferia, onde contudo assumiu diferentes funções, de ordem econômica, política, estratégica e cultural, o que não só se mantinha sintonizado com o interesse da alta burguesia européia, detentora dos meios de produção, como também atendia, dentro de um complexo de relações econômicas e sociais, aos que manipulavam a organização da produção no interior da periferia.

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