Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolar

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5902/1984644415972

ISSN

1984-6444

Autores

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Alexandre Kerson de Abreu,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, o funcionamento do discurso pedagógico utilizado na disciplina de Educação Moral e Cívica, implantada nas escolas brasileiras durante o regime militar. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre um dos livros didáticos utilizados na época: “Educação Moral e Cívica”, dos autores Otto Costa, Felipe N. Moschini e José C. Paixão. Por meio da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, procuraremos mostrar os efeitos de sentido produzidos pelo sujeito discursivo e seu interlocutor, observando as diferentes formações discursivas presentes, o processo de interpelação do sujeito pela ideologia e o conceito de interdiscurso/memória discursiva.

Referência(s)