
Adolescentes inseridos em um CAPSi: alcances e limites deste dispositivo na saúde mental infantojuvenil
2016; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9788/tp2016.3-11
ISSN2175-3652
AutoresAmanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Thelma Simões Matsukura,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO objetivo do presente estudo foi identifi car o dia a dia de adolescentes em sofrimento psíquico inseridos em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi) e compreender os alcances e limites deste dispositivo de cuidado na saúde mental infantojuvenil.Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que envolveu a metodologia de Inserção Ecológica, fundamentada na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner.Participaram do estudo 13 adolescentes, com idades entre 12 a 18 anos, inseridos em um CAPSi de uma cidade de grande porte do estado de São Paulo.Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o diário de campo e um formulário para identifi cação dos participantes.Para análise de dados do diário de campo, a pesquisadora realizou repetidas leituras e identifi cou extratos representativos da realidade observada, analisando-os descritiva e expressivamente.Foi possível identifi car que as atividades realizadas no CAPSi são consideradas potencializadoras dos processos de inclusão social e do estabelecimento de relações sociais dos adolescentes.Evidenciaram-se algumas barreiras que tangem à difi culdade no trabalho intersetorial.Discutiu-se a potência das ações, vivências e oportunidades presentes no CAPSi e, ao mesmo tempo, os limites e avanços necessários no processo de inserção social.
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