Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Papel da Linguagem Escrita nos Processos de Ensino e Aprendizagem: Um Estudo Teórico

2015; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/2176-1043/el.v18n2p63-85

ISSN

2176-1043

Autores

Salomão Alencar de Farias, Ana María Esteves Bortolanza,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo constitui-se parte de uma dissertacao de Mestrado (Farias, 2013), em que a linguagem escrita e compreendida como instrumento cultural complexo pelo qual a mediacao dos conhecimentos cientificos realiza-se em contextos de educacao formal de aprendizagem. Tendo em vista que a atividade metacognitiva, ou seja, de controlar o pensamento tem na escrita e na leitura um recurso riquissimo para a acao intelectual autocontrolada, este texto tem como objetivo contribuir com uma reflexao teorica sobre o papel da linguagem escrita como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem. Situado na perspectiva historico-cultural, o estudo apresentado tem como ponto de partida as producoes teoricas de Vygotsky e Leontiev que tratam os conceitos de linguagem, atividade, cultura, mediacao, ensino e aprendizagem, instrumentos e signos, sentido e significado, pensamento verbal, com foco nas interacoes verbais, particularmente na escrita. Outros autores sao citados ao longo do texto no intuito de complementar o referencial teorico e aprofundar o estudo teorico.

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