
O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-353920150202983
ISSN2175-3539
AutoresFernanda Moreira Leite, Manuella Castelo Branco Pessoa, Denise Pereira dos Santos, Gabriela Fernandes Rocha, Maria de Fátima Pereira Alberto,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoResumo Este artigo objetiva analisar o sentido da escola para adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. Utilizou-se como instrumento o Jogo de Sentenças Incompletas, e para análise o modelo quantitativo-interpretativo de Alves. Participaram 12 adolescentes entre 13 e 15 anos, estudantes do sexto ao nono ano de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa, PB, localizada em uma área de vulnerabilidade social. Os dados revelam que o contexto de vulnerabilidade é marcado, sobretudo, pela falta de aspectos estruturais, que impõem aos sujeitos condições precárias de vida. Quanto à escola, os adolescentes a reconhecem como lugar do conhecimento e da aprendizagem, que possibilita a perspectiva de um futuro digno por meio da qualificação, mas o sentido identificado é o de escola como um espaço privilegiado para o encontro com o outro, para o cultivo de vínculos afetivos, para a troca, para o diálogo, a cooperação e a diversão.
Referência(s)