
Importance of the cost, quality, flexibility, innovation, time and reliability dimensions for the current competitiveness of the Brazilian naval sector
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0080-21072010000100002
ISSN1984-6142
AutoresDelmo Alves de Moura, Rui Carlos Botter, Aldy Fernandes da Silva,
Tópico(s)Global Trade and Competitiveness
ResumoO objetivo neste trabalho foi avaliar as dimensoes custo, qualidade, flexibilidade, inovacao, tempo e confiabilidade na atual industria maritima brasileira, utilizando como referencia para analise o modelo de Slack (1993), fundamentado no modelo do Cone de Areia proposto por Ferdows e De Meyer (1990), e o modelo de Fases proposto por Delmo Alves de Moura Bolwijn e Kumpe (1990), e dessa forma verificar a importância de cada dimensao para a competitividade dos setores industriais pesquisados. A industria maritima foi caracterizada na pesquisa aqui relatada pelos estaleiros dos seguintes segmentos: construcao naval, construcao nautica, construcao de plataforma e reparo naval. O metodo utilizado foi a pesquisa do tipo qualitativa realizada por meio de entrevistas, in loco, com empresarios, presidentes, diretores e gerentes de 31 estaleiros em operacao na atual industria maritima brasileira. Os resultados foram analisados por meio de mapas perceptuais das dimensoes por segmento maritimo que caracterizam as prioridades necessarias para promover a competitividade dessa industria no Brasil. Com isso, foi possivel estimar se os modelos propostos na literatura sao aplicaveis para avaliar as fases das dimensoes na industria maritima brasileira, quando se trata de sistemas de producao de grandes projetos e producao intermitente, caracteristicas intrinsecas dos setores pesquisados neste trabalho, e definir a importância dada a cada dimensao por segmento. Nas literaturas nacional e internacional nao foi constatada (apos a revisao bibliografica realizada) a aplicacao desses modelos para a analise das dimensoes especificamente nos estaleiros, em que a producao e caracterizada, de forma geral, por produtos de alto valor financeiro e com tempo de processo produtivo relativamente extenso, quando comparada a produtos com sistemas de producao diferentes, como as industrias automobilistica, eletroeletronica, de informatica etc.
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