
Nas alamedas da memória: acerca da condição do poeta no imediato pós-guerra Civil Espanhola
2016; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 51; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1984-7726.2016.2.22994
ISSN1984-7726
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo apresenta uma leitura do conjunto de poemas de Rafael Alberti “De los álamos y los sauces”, que integra a obra Entre el clavel y la espada. Compostos em 1940, primeiro dos mais de trinta anos de exílio de Alberti na Argentina, os poemas dedicados a Antonio Machado, morto dias após o fim da Guerra Civil Espanhola, mobilizam referências que sustentam o imaginário da literatura ocidental, permitindo pensar como se figura liricamente a condição do poeta num momento histórico tão próximo ao conflito. A partir da aproximação com a representação iconográfica da melancolia sugerida pela postura inclinada do sujeito lírico, nosso percurso analítico se centra nos momentos do choro e da reflexão, nos quais o poeta problematiza sua relação com a natureza, enfrenta-se com a crise da representação diante da barbárie e elabora aquele que será o compromisso ético e estético de sua poesia futura: a recusa do esquecimento. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Through the promenade of memory: on the poet´s condition right after the Spanish Civil War Abstract: This paper presents an analysis of Rafael Alberti’s “De los álamos y los sauces”, a set of poems in his book Entre el clavel y la espada. Written in 1940, the first of more than thirty years Alberti lived as an exiled in Argentina, the poems dedicated to Antonio Machado, dead right after the end of the Spanish Civil War, collect some references that support Western literature, which allows us to think on how the poet’s condition in that moment of History is lyrically transfigured. Once the bent position of the lyric-self suggests an approach to the pictorial representation of melancholy, our analysis focuses on its two moments: crying and reflection, throughout which the poet questions his relation to nature, faces the crisis of representation and creates what will be his poetry ethical and aesthetic commitment: he refuses oblivion. Abstract: Poetry; Memory; Spanish Civil War; Melancholy
Referência(s)