
"Seguindo em frente!": O fracasso escolar e as classes de aceleração
2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-353920150202953
ISSN2175-3539
AutoresFernanda Aparecida Szareski Pezzi, Angela Helena Marin,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoResumo Este estudo teve como objetivo caracterizar o trabalho desenvolvido nas classes de aceleração de aprendizagem de uma escola municipal de São Leopoldo - RS, e os efeitos produzidos em adolescentes com histórico de fracasso escolar, em seus pais e nos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de caráter transversal. Os participantes constituíram três grupos: 35 adolescentes, 11 pais e três professoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram uma Ficha de Contato Inicial e Grupos Focais. Na análise de conteúdo enfatizaram-se as falas referentes às classes de aceleração, das quais derivaram quatro categorias relacionadas ao objetivo do estudo. Os resultados evidenciaram o aumento na autoestima e no desempenho escolar dos alunos, que também tem repercutido nas famílias. Acredita-se que a atuação e o pequeno número de docentes, o estabelecimento do vínculo entre professor e aluno e a mudança na organização curricular e metodológica contribuíram para o sucesso do Projeto.
Referência(s)