Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"Seguindo em frente!": O fracasso escolar e as classes de aceleração

2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-353920150202953

ISSN

2175-3539

Autores

Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Angela Helena Marin,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Resumo Este estudo teve como objetivo caracterizar o trabalho desenvolvido nas classes de aceleração de aprendizagem de uma escola municipal de São Leopoldo - RS, e os efeitos produzidos em adolescentes com histórico de fracasso escolar, em seus pais e nos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de caráter transversal. Os participantes constituíram três grupos: 35 adolescentes, 11 pais e três professoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram uma Ficha de Contato Inicial e Grupos Focais. Na análise de conteúdo enfatizaram-se as falas referentes às classes de aceleração, das quais derivaram quatro categorias relacionadas ao objetivo do estudo. Os resultados evidenciaram o aumento na autoestima e no desempenho escolar dos alunos, que também tem repercutido nas famílias. Acredita-se que a atuação e o pequeno número de docentes, o estabelecimento do vínculo entre professor e aluno e a mudança na organização curricular e metodológica contribuíram para o sucesso do Projeto.

Referência(s)