Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um ovo azul e outro rosa: pedagogia Kinder e a construção visual dos gêneros e das infâncias

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/vis.v14i1.36655

ISSN

2317-6784

Autores

João Paulo Baliscei, Eliane Rose Maio, Geiva Carolina Calsa,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Em 2013, a marca Kinder lançou produtos nas versões “azul” e “rosa”, com as palavras “meninos” e “meninas” estampadas em sua embalagem. Quais as representações que o Kinder Ovo cria sobre masculinidade e feminilidade? Para discutir sobre essa temática, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica, cujo objetivo é problematizar a constituição de gênero pelas representações e discursos promovidos por artefatos culturais infantis. Utilizamos o Image Watching para investigar o corpus da pesquisa, integrado por 13 imagens do que aqui chamamos de “Pedagogia Kinder”, que apresenta às crianças pós-modernas modos restritos de viverem suas infâncias e suas identidades de gênero. Palavras-chave: Educação, Estudo da Cultura Visual, Estudos Culturais

Referência(s)