A CONTRIBUIÇÃO DA BIOGEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2237-1419
AutoresCléverton de Rezende Santos, Márcia Eliane Silva Carvalho,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA biogeografia e um ramo da Geografia Fisica que estuda a distribuicao dos seres vivos na superficieterrestre, as causas que a condicionam, tendo seus pressupostos teorico e metodologicos fortementebaseados na interdisciplinaridade. Dada a estas caracteristicas tem sido um dos ramos da Geografiaque tem contribuido bastante no entendimento dos atuais processos de degradacao da natureza. Aomesmo tempo, os estudos biogeograficos podem (e devem) estar comprometidoscom o entendimentoda relacao sociedade/natureza, visando fornecer elementos para um uso racional dos bens naturais epara um repensar da situacao socioambiental atual. Diante destes fatos, as acoes voltadas para a praxisda Educacao Ambiental encontram respaldo neste ramo da ciencia. Por nao ser considerada disciplina,a Educacao Ambiental deve estar entremeada nas diversas areas do conhecimento seja no nivelfundamental, medio ou superior. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar a experienciavivenciada no semestre letivo de 2011.2 na monitoria em biogeografia no curso de Geografia doCampus Prof. Alberto Carvalho, em Itabaiana, agreste sergipano, caracterizando sua importância paraa geografia fisica e para a pratica da educacao ambiental na formacao do geografo. Para tal, foramrealizadas leituras de cunho biogeografico e sobre o ensino deste ramo da geografia fisica, suaimportância em nosso dia-a-dia e para formacao do cidadao. Em um segundo momento, foramrealizadas pesquisas em fontes primarias e secundarias visando o levantamento de dados acerca dosestudos biogeograficos no estado de Sergipe, bem como foram organizados de grupos de estudos comos demais graduandos do referido curso. Dentre outras atividades, no transcorrer da disciplina foirealizado um trabalho de campo visando analisar uma unidade de conservacao ambiental no referidoEstado. Pode-se constatar que, alem de contribuir com o estudo da distribuicao e organizacao dos seresvivos no tempo e no espaco sergipano, esta ciencia tambem contribuiu para compreender asintervencoes antropicas no ambiente, sendo possivel estabelecer pontes com a importância doestabelecimento e manutencao de unidades de conservacao ambiental. Destaca-se aqui a importânciada atividade de campo e do papel que a mesma pode contribuir no tocante ao desenvolvimento dapratica da educacao ambiental no curso de geografia. O campo teve como objetivo, alem de conheceruma unidade de conservacao “Refugio da Vida Silvestre – Mata do Junco/Capela/SE”, buscarconscientizar o graduando da importância da pratica da educacao ambiental in locus, pois o que evivenciado podera sensibilizar muito mais do que o simples discurso. Buscou-se associar aimportância da conservacao ambiental, do conhecimento das riquezas da Mata Atlântica aindaexistente nesta localidade, as dificuldades, contradicoes e vitorias da luta pela manutencao deresquicios de mata primaria e de importantes fontes hidricas, com o entendimento da producaodesigual do espaco. Em suma, a biogeografia e a praxis da Educacao Ambiental devem secomplementar na formacao do geografo, experiencia vivenciada pelo monitor da disciplina e pelos graduandos que participaram da mesma. As atividades desenvolvidas possibilitaram um fazergeografico comprometido com a producao do conhecimento, fazendo com que a Geografia Fisicacontribuia para a formacao de um geografo que nao dissocie o fisico do humano e que repensem asatuais (e, contraditoriamente, arcaicas) relacoes entre sociedade e natureza.
Referência(s)