ANÁLISE DA PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE NEGÓCIO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS - Analysis of the Pratice of the Promotion of Strategic Alignment Between Business and Information Technolog
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 13; Linguagem: Português
ISSN
1679-1827
AutoresLaércio Moura de Almeida, Ernani Marques dos Santos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO papel da Tecnologia da Informacao (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece as organizacoes um veiculo fundamental para reduzir as despesas de negocios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novo produtos e servicos. Neste contexto o Alinhamento Estrategico (AE) entre Negocio e TI esta entre as principais preocupacoes de gestao nas organizacoes no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2014. Considerando a importância do Alinhamento Estrategico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizacoes e a lacuna de analise sobre a promocao da evolucao da maturidade do AE entre Negocio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como sao promovidas as praticas do AE entre Negocio e TI em organizacao de servico? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organizacao de servico, com o objetivo de analisar a promocao das praticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negocio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questoes relativas aos processos, contribuem para promocao das praticas, elevando o seu grau de maturidade. Tambem demonstrado que as decisoes estrategicas sao influenciadas pela maturidade das praticas do AE, bem como, as suas execucoes, atraves do desdobramento em acoes, contribuem para evolucao do grau de maturidade do AE.
Referência(s)