Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 50 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/624037

ISSN

2236-3459

Autores

Kazumi Munakata,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo Neste artigo aborda-se as possibilidades de utilizar o livro didático como fonte para pesquisas, sobre a cultura escolar. Para isso discute as noções de livro didático, cultura escolar e cultura material. Examina-se vários exemplos de livros didáticos da França, Espanha, Argentina e do Brasil, abordando elementos constitutivos da cultura escolar, como conteúdos das disciplinas escolares, exercícios e atividades, avaliações, ideologias, valores morais e de civilidade, cotidiano escolar, sensibilidades estéticas materiais escolares e organização das práticas de ensino.

Referência(s)