Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O cinema como canal de entendimento do Domínio da Capacidade Física

2016; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português

10.5935/2238-1279.20160020

ISSN

2238-1279

Autores

Carina Alexandra Rondini, Ana Luiza Mendonça dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo: O senso comum, aliado a desinformacao acerca das pessoas com capacidade acima da media, muitas vezes gera visoes deturpadas e discriminatorias sobre esses individuos, principalmente no tocante ao contexto escolar. Ademais, nota-se tambem uma dificuldade no delineamento dos conceitos pertinentes a essa area. Diante desse quadro, o presente trabalho busca trazer esclarecimentos e, ao mesmo tempo, explorar as potencialidades do cinema como instrumento de aprendizagem, notadamente no que tange ao estudo da Capacidade Fisica, no contexto escolar. A escolha do cinema como ferramenta de aprendizado trouxe resultados satisfatorios tendo em vista a proposta de abordar tal capacidade bem como os mitos que permeiam esse tema. Ao assistir os filmes Happy Feet: O Pinguim e Billy Elliot, algumas caracteristicas desse dominio, evidenciam-se - agilidade, otima coordenacao motora, velocidade, notavel execucao dos passos de danca, entre outras. Ao mesmo tempo, e possivel atentar ao longo dos filmes para outras questoes como a dificuldade vivida pelos personagens ao demonstrar sua vontade de dancar, ou ainda a de ter seus talentos reconhecidos. O cinema pode, portanto, ser utilizado com uma ferramenta em formacao de professores, orientacao aos pais de dotados e talentosos, grupos de estudos acerca da tematica, uma vez que, de uma maneira dinâmica, traz a representacao de uma pessoa altamente capaz, facilitando o entendimento das caracteristicas que acompanham a capacidade elevada. Palavras-Chave: Contexto Escolar. Dotacao e Talento. Capacidade Elevada. Cinema.

Referência(s)