
O mediador de conflitos escolares: experiências na América do Sul
2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-353920150202992
ISSN2175-3539
AutoresBeatris Cristina Possato, Antonio J. Rodríguez‐Hidalgo, Rosario Ortega Ruiz, Dirce Djanira Pacheco e Zan,
Tópico(s)Psychodrama and Leishmaniasis Studies
ResumoResumo Este artigo discute a mediação de conflitos, como forma para amenizar as violências escolares, que nasce nos meios jurídicos nos Estados Unidos, difunde-se pela Europa e posteriormente pela América do Sul, inclusive no Brasil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando documentos oficiais, investigações e livros publicados sobre essas experiências em diversos países. Há uma expansão de programas e projetos que utilizam a mediação de conflitos ao longo da última década nos países da América do Sul. Analisando esses programas podemos perceber que há muito investimento nesse tipo de estratégia, que é apenas uma entre outras para auxiliar as escolas com a problemática da violência. Mesmo assim, a mediação de conflitos torna-se elemento central dos programas educacionais. Para definir-se a melhor atuação em determinada sociedade ou realidade escolar seria necessária uma investigação extensa para avaliar a melhor estratégia, porém, a mediação de conflitos vem expandindo-se cada vez mais, indiscriminadamente.
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