Artigo Acesso aberto

Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil

2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: esp.2 Linguagem: Português

10.21723/riaee.v11.esp2.p895-910

ISSN

2446-8606

Autores

Jaqueline Marques, Cláudia Regina Mosca Giroto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educacao Infantil, com alunos Publico-Alvo da Educacao Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participacao de uma docente da Educacao Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de Sao Paulo. Para alcancar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto a inclusao de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusoes conceituais sobre o perfil desse publico. Foi verificada a necessidade de adocao de praticas colaborativas que envolvam nao apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsavel pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas tambem a escola, como um todo, a familia e demais profissionais envolvidos. E premente a necessidade de discussao acerca do descompasso entre o discurso e a pratica de professores da Educacao Infantil frente a inclusao de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradicoes acerca da favorabilidade a inclusao e das praticas pedagogicas inclusivas.

Referência(s)