Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UMA ANÁLISE PARATEXTUAL DA OBRA “ARITHMETICA THEORICO-PRATICA”

2015; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.21439/conexoes.v9i4.984

ISSN

2176-0144

Autores

Mirian Maria Andrade, Magna Paulina de Souza Ferreira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este texto apresenta uma investigação, de natureza qualitativa, no âmbito da História da Educação Matemática, que teve por objetivo analisar a obra “Arithmetica: theorico-pratica” por meio de seus paratextos editoriais. Esta obra é datada de 1928 e a autoria é de André Perez Y Marin. Deste modo, o problema de pesquisa é descrito como: o que nos revelam os paratextos editoriais da obra “Arithmetica: theorico-pratica”, sobre a própria obra? É, portanto, sobre a teoria dos paratextos editoriais que nos fundamentamos teórica e metodologicamente para desenvolver nosso trabalho. A concepção de paratextos editoriais é apresentada por Gérad Genette e refere-se aos elementos que compõem, com o texto, um livro. Nesta pesquisa, analisamos os seguintes paratextos: a capa, o título, a contra capa, a dedicatória, os pareceres, o prefácio e o sumário. A partir deste nosso movimento analítico, podemos concluir que o autor fez várias contribuições para a sociedade, visto que essa não era uma de suas primeiras obras a ter destaque no âmbito educacional. O livro está bem estruturado, apresenta um cuidado com as explicações sobre os conteúdos abordados e atende as recomendações educacionais, no que se refere à matemática, da época.

Referência(s)