Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Satisfação de usuários da atenção primária à saúde: um estudo qualitativo no Nordeste do Brasil

2016; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 21; Issue: 61 Linguagem: Português

10.1590/1807-57622015.0479

ISSN

1807-5762

Autores

Carlos André Moura Arruda, Maria Lúcia Magalhães Bosi,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Este estudo focaliza a satisfação do usuário relacionada à qualidade do cuidado na atenção primária da rede pública de serviços, no município de Fortaleza, Nordeste do Brasil. Realizamos um estudo qualitativo envolvendo 43 usuários de unidades de saúde distribuídas pelo município. A técnica utilizada foi a entrevista não diretiva, associada à observação livre registrada em diário de campo. O material discursivo foi analisado sob a vertente hermenêutico-crítica. Os resultados evidenciam a satisfação referente à expansão da cobertura, melhorando o acesso, ainda que persistam desafios. Contudo, os usuários demonstraram: insatisfação no tocante à falta de especialistas; barreiras de acesso a especialidades, e pouca integração entre serviços. Destacaram-se relatos que acentuam a importância da dimensão relacional, notadamente, o acolhimento, com relatos que se polarizam. Reafirma-se a relevância do enfoque qualitativo em estudos sobre a satisfação dos usuários, nas avaliações em saúde.

Referência(s)