Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Questões curriculares e a possibilidade de sua discussão em cineclubes com professores: a questão religiosa na escola pública

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/vis.v14i1.43169

ISSN

2317-6784

Autores

Nilda Alves, Érika Arantes de Oliveira-Cardoso, Alessandra Nunes Caldas, Rebeca Silva Brandão Rosa, Isabel Machado,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Dentro da pesquisa “Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente – o caso do cinema, suas imagens e sons”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), temos buscado compreender, através do uso de filmes, em cineclubes com professores em formação e em serviço, os ‘mundos culturais’ pelos quais esses praticantespensantes circulam, nas redes educativas que formam e nas quais se formam. A ideia é que esses processos de contatos múltiplos com imagens e sons trazem contribuições importantes aos currículos desenvolvidos nos cotidianos escolares. Neste artigo, detectamos e expomos os modos como adesões religiosas estão nesses ‘mundos culturais’ de formas variadas, muitas delas discriminadoras de alguns, e os modos como alguns desses praticantespensantes buscam contatos respeitosos com outros, nesses espaçostempos. Defendemos a importância dessas ‘conversas’, no ambiente escolar e no momento presente, na tentativa de superar ações discriminatórias diversas que vêm se tornando frequentes.Palavras-chave: Redes educativas, mundos culturais, imagens e sons

Referência(s)