Artigo Acesso aberto

O ENSINO DA MÚSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: RELATOS E REFLEXÕES EM TORNO DE UM ACONTECIMENTO EDUCATIVO

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/riae.2015.23791

ISSN

2359-6856

Autores

Apoliana Regina Groff, Ana Paula Evaristo Russi, Josiele Bené Lahorgue,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

Este trabalho se constitui de relatos e reflexões em torno de um acontecimento educativo, construído com estudantes de uma instituição que oferece atendimentos educacionais a pessoas com deficiência. O contexto deste acontecimento diz respeito à disciplina de Artes e, mais especificamente, ao ensino da música. Foi a partir da introdução dos/as educandos/as à linguagem musical, da composição de letras, arranjos e da gravação de um CD que o ensino da música aconteceu. Reflete-se sobre a construção do acontecimento educativo e os processos de criação envolvidos, sobre o ensino da música na Educação Especial, bem como, acerca do querer a experiência na educação como uma responsabilidade ética do/a educador/a.

Referência(s)