
Fatores determinantes da mudança voluntária da empresa de auditoria externa no mercado brasileiro
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/enfoque.v35i3.29460
ISSN1984-882X
AutoresFelipe Roberto Rocha, William Brasil Rodrigues Sobrinho, Patrícia Maria Bortolon,
Tópico(s)Auditing, Earnings Management, Governance
ResumoO presente artigo teve como objetivo estudar os fatores que influenciam na decisão de mudança voluntária da empresa de auditoria. No Brasil há a exigência de substituição compulsória (rodízio) das empresas de auditoria, no mínimo, a cada 5 anos e com intervalos de 3 anos para a sua recontratação. Contudo, durante o período de adoção das normas internacionais de contabilidade, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, suspendeu essa exigência o que torna o período de 2010 a 2014 interessante para a investigação da pesquisa. Estudos que abordam o tema relacionam a decisão de substituição do auditor com variáveis relacionadas às características do auditor e o relacionamento com a empresa cliente; características da empresa e mudanças na alta gestão; e mecanismos de governança corporativa. A presente pesquisa investigou se essas variáveis explicam o respectivo fenômeno no mercado brasileiro, caracterizado pela concentração de controle e baixa proteção ao investidor minoritário. Os resultados sugerem que a emissão de relatório de auditoria modificado, o crescimento da empresa e a listagem no Novo Mercado ou Nível 2 da BM&FBovespa elevam a probabilidade de substituição dos auditores, enquanto a contratação de serviços extraauditoria reduz a probabilidade de mudança do auditor.
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