
A AÇÃO MEDIADA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR EM AULAS DE BIOLOGIA
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p121
ISSN1518-9384
AutoresPatrícia Silveira da Silva Trazzi, Ivone Martins de Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por uma professora de Biologia com alunos da 1ª série do Ensino Médio durante o desenvolvimento dos conceitos científicos de fotossíntese e respiração celular em uma escola estadual de Vitória/ES. A pesquisa, de cunho qualitativo e colaborativo, utilizou, como instrumentos de produção dos dados, observações do trabalho desenvolvido na sala de aula e nas atividades no laboratório de Ciências, com registro em diário de campo e filmagens das aulas. As análises se apoiaram na matriz histórico-cultural. Na análise da ação mediada realizada, foi possível apontar que o processo de formação/elaboração dos conceitos científicos de fotossíntese e de respiração celular, nessa sala de aula de Biologia, seguiu uma ação mediada intencional e organizada que considerou os agentes em interação (professora e alunos) e o uso de ferramentas culturais ou mediacionais que propiciaram o desenvolvimento desses conceitos dentro de um sistema, ou seja, dentro de uma rede de outros conceitos que estão associados a eles, abrangendo graus diferentes de generalidade.
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