Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola

2016; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 21; Issue: 67 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782016216746

ISSN

1809-449X

Autores

Kelly Russo, Mariana Paladino,

Tópico(s)

Indigenous Health and Education

Resumo

RESUMO A partir da lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico, a educação brasileira se viu diante de um difícil desafio: modificar sua matriz monocultural para considerar a riqueza e a contribuição da diversidade indígena para a compreensão da cultura e história nacional. O presente estudo investiga a implementação da lei n. 11.645 no estado do Rio de Janeiro. Focaremos nas representações e nas práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região do Grande Rio, acerca da lei e do ensino sobre a realidade dos povos indígenas. Para essa análise, realizamos entrevistas, observação em escolas e questionários preenchidos por professores. A relevância deste trabalho se apresenta pela escassez de estudos em relação à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica.

Referência(s)