Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A internacionalização para as Ciências Humanas no Brasil: um olhar Brasil – Espanha

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 54; Issue: 41 Linguagem: Português

10.21680/1981-1802.2016v54n41id10156

ISSN

1981-1802

Autores

Richard Davis, Rafael Sumozas, Flavia Melville Paiva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo analisa a internacionalização das Ciências Humanas, subárea Educação, especificamente, a educação superior. Para tanto, analisa os dados dos dois maiores órgãos federais de fomento à pesquisa, comparando financiamento e resultados reservados às diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de suscitar um questionamento sobre o emprego dos investimentos das políticas públicas de incen­tivo à internacionalização da educação superior; e analisa o relato da experiência de dois agentes de Educação em mobilidade por financiamento europeu (Projeto IBrasil do Programa Erasmus Mundus). Assim, chega-se à conclusão de que programas como este atendem às necessidades da subárea e propiciam o crescimento científico, profis­sional e pessoal, além de refletir o papel da sociedade frente ao mundo globalizado.

Referência(s)