Artigo Produção Nacional

As esculturas de Demar (Laranjeiras/SE): propostas para uma Arqueologia Pública no século XXI

2015; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2359-2370

Autores

Janaína Cardoso de Mello,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O trabalho busca tracar o panorama da discussao conceitual e pratica do que se convencionou denominar como “patrimonio material” e “patrimonio imaterial”, em sua dicotomia distintiva e em suas intercessoes possiveis, a partir do contexto da cidade de Laranjeiras em Sergipe. Utiliza-se como estudo de caso a entrevista realizada com Demar (Ademar), escultor em madeira, cuja producao cria, expoe e comercializa no Centro de Ar-tesanato, tendo sido agraciado com o titulo de “patrimonio vivo” pela Prefeitura Municipal por seu oficio. Como metodologia recorreu-se a entrevista gravada, com perguntas semi-estruturadas que abordavam a vida do escultor, sua arte, sua relacao com a cidade e as poli-ticas patrimoniais locais. Em tempos de alta tecnologia, a Arqueologia Publica deve ir as comunidades, ouvir suas demandas e buscar meios de compartilhamento de informacoes, registro e conservacao do patrimonio cultural que congrega em si caracteristicas de seu modus vivendus, valorizando a diversidade e a sobrevivencia da arte. Como referencia teorica apresentam-se as discussoes sobre patrimonio cultural de Sandra Pelegrini, Pedro Paulo Funari, UNESCO, IPHAN e o conceito de Economia da Cultura de Ana Carla Reis. Abstract : The work seeks to trace the panorama of conceptual and practical discussion of what so-called styling as material assets and intangible in his distinctive dichotomy and its possible intercession from the context of the city of Orange in Sergipe. It is used as a case study the interview conducted with Demar (Ademar), sculptor in wood, whose production creates, displays and sells at the Centro de Artesanato, having been awarded the title of living by the municipal government for their craft. As the methodology resorted to recorded interview with semi-structured questions that addressed the sculptor's life, his art, his relationship with the city and local equity policies. In times of high-tech, Public archaeology should go to communities, hear their demands and get means of information sharing, registration and preservation of cultural heritage, which itself features of their modus vivendus, valuing diversity and survival of art. As theoretical reference presents discussions on cultural heritage of Sandra Pelegrini, Pedro Paulo Funari, UNESCO, IPHAN and the concept of Economics of Culture Ana Carla Reis.

Referência(s)