Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre Novas Formas de Manipulação do Tempo na Televisão (ou Redefinindo a Noção de TV ‘ao vivo’ Via Redes Sociais)

2016; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/2175-7755/cs.v38n2p209-229

ISSN

2175-7755

Autores

Carlos Eduardo Marquioni, Carla Columbano de Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O uso da Internet definitivamente nao matou a televisao: pode-se dizer que esse uso tem tornado o meio mais vivo do que nunca. Enquanto, no passado, o uso das tecnologias de gravacao habilitou a capacidade de “re-viver” (Scannell) conteudos, estabelecendo uma especie de manipulacao do tempo pelas emissoras e pela audiencia, na contemporaneidade o uso de redes sociais digitais complexificou o “re-viver” televisual, parecendo instaurar novos “efeitos de ao vivo” (Fechine) em uma transformacao da experiencia televisual. O artigo aborda tal fenomeno analisando postagens no Twitter durante a veiculacao do reality show MasterChef Brasil: sao propostas reflexoes acerca de uma possivel redefinicao da nocao de TV ‘ao vivo’.

Referência(s)
Altmetric
PlumX