
Concepções de professores de ciências naturais de Caçapava do Sul (RS, Brasil) sobre geologia local: subsídios à educação geopatrimonial
2015; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/td.v11i2.8640730
ISSN1980-4407
AutoresAndré Weissheimer de Borba, Kathlem de Melo Teixeira, Pedro Freitas Ferreira, Patrícia de Freitas Ferreira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO trabalho relata a aplicação de um levantamento (survey) realizado com os professores da área de ciências da rede pública de educação básica de Caçapava do Sul (RS, Brasil) sobre a geodiversidade local e seu potencial no ensino. O questionário foi respondido por 22 professores (de um universo próximo a 50 profissionais). Os respondentes são, em sua maioria, cidadãos oriundos da própria comunidade caçapavana, o que é positivo em termos de identificação com o município e com seus alunos. Os professores consideram seu conhecimento em geologia (geral e específico sobre Caçapava do Sul) regular a restrito, mostram-se otimistas com relação ao uso dos geossítios locais como ferramentas de ensino e dispostos a incrementar seu conhecimento e suas aulas nos aspectos relacionados às ciências da Terra. O levantamento ainda identificou mitos, confusões e equívocos sobre a geologia local, os quais serão importantes subsídios para atividades de educação geopatrimonial.
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