Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O território da universidade brasileira: o modelo de câmpus

2016; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 21; Issue: 67 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782016216742

ISSN

1809-449X

Autores

Ester Buffa, Gelson de Almeida Pinto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

RESUMO O objetivo deste texto é problematizar do ponto de vista pedagógico, arquitetônico e urbanístico o território da universidade brasileira, o modelo de câmpus. O caminho trilhado começou com a criação das universidades europeias no século XII, localizadas na cidade, passou pelas universidades norte-americanas, instaladas no campo, para chegar ao Brasil. Nossas primeiras universidades voltadas para a formação dos quadros necessários ao Estado, de lideranças político-culturais e de profissionais liberais, instalaram-se na cidade. Nos anos de 1960, com a modernização da sociedade brasileira, a universidade passou a ser vista como o lócus da pesquisa para acelerar o desenvolvimento. No planejamento e construção dos câmpus universitários, optou-se por uma arquitetura modernista racionalista. As razões dessa escolha bem como a crítica ao modelo foram focalizadas no texto.

Referência(s)