
O território da universidade brasileira: o modelo de câmpus
2016; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 21; Issue: 67 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782016216742
ISSN1809-449X
AutoresEster Buffa, Gelson de Almeida Pinto,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMO O objetivo deste texto é problematizar do ponto de vista pedagógico, arquitetônico e urbanístico o território da universidade brasileira, o modelo de câmpus. O caminho trilhado começou com a criação das universidades europeias no século XII, localizadas na cidade, passou pelas universidades norte-americanas, instaladas no campo, para chegar ao Brasil. Nossas primeiras universidades voltadas para a formação dos quadros necessários ao Estado, de lideranças político-culturais e de profissionais liberais, instalaram-se na cidade. Nos anos de 1960, com a modernização da sociedade brasileira, a universidade passou a ser vista como o lócus da pesquisa para acelerar o desenvolvimento. No planejamento e construção dos câmpus universitários, optou-se por uma arquitetura modernista racionalista. As razões dessa escolha bem como a crítica ao modelo foram focalizadas no texto.
Referência(s)