A representação municipal do Gaúcho de Passo Fundo

2013; Volume: 2; Issue: 7 Linguagem: Português

10.4013/rlah.v2i7.351

ISSN

2238-0620

Autores

João Vicente Ribas,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A representacao do municipio de Passo Fundo atraves de uma identidade gauchesca e um fenomeno oriundo do seculo XX. O primeiro Centro de Tradicoes Gauchas (CTG) instalou-se em 1952 na cidade e trouxe diversas outras manifestacoes de pretensao hegemonica, apesar da cultura cabocla local. Uma das maiores contribuicoes para a construcao deste imaginario deu-se com o longa-metragem Gaucho de Passo Fundo, produzido e estrelado pelo cantor Teixeirinha. Entendendo o processo de producao deste feito iconico, pode-se ilustrar uma pratica recorrente ate o seculo seguinte, em que poder publico e midia utilizam e postulam o gauchismo como a representacao legitima de uma cidade situada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde nao viveu o tipo sociocultural do gaucho, registrado por pesquisadores na regiao do Pampa, ao sul. Esteticamente, nota-se a bricolagem que sustenta o enredo do filme de Teixeirinha e se estende a monumentos nas pracas da cidade, rodeios, festivais de folclore e projetos de promocao do turismo, em nome de um gauchismo inventado e sem sustentacao historico-cultural. Do ponto de vista da gestao dos recursos publicos destinados a cultura, Teixeirinha foi pioneiro na aprovacao de aportes financeiros justificados nesta identidade construida, legitimando o discurso que cola o gauchismo a representacao do municipio de Passo Fundo.

Referência(s)