A PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORÁTORIO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v19i3.39400
ISSN1980-6183
AutoresLarissa Beraldo Kawashima, Evando Carlos Moreira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste estudo teve como objetivo analisar a produção científica em pesquisa-ação na área da Educação Física escolar a partir das dissertações e teses encontrados no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de teses da CAPES, de 1992 a setembro de 2015. A pesquisa evidenciou a baixa produção científica em programas de pós-graduação que contemplem a pesquisa-ação como método de pesquisa da prática pedagógica do próprio pesquisador que a realizou ou de uma proposta de intervenção pelo pesquisador, tendo como resultado apenas 17 trabalhos. Outro dado relevante é a concentração das pesquisas no Ensino Fundamental, indicando a necessidade de mais pesquisas-ação principalmente no Ensino Médio.
Referência(s)