
TECNOLOGIAS E SITUAÇÕES ADIDÁTICAS NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
2016; Uniabeu; Volume: 9; Issue: 22 Linguagem: Português
ISSN
2179-5037
AutoresSamantha Chang Rodrigues de Paula, Júlio César da Silva, Gustavo de Oliveira Andrade, Chang Kuo Rodriguês,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 9o ano de uma escola particular no Estado de Goias. Por meio das Situacoes Didaticas de Brousseau (2008), foram desenvolvidas atividades com enfoque no Teorema de Pitagoras, apos um levantamento baseado nos resultados do SAEB/2011, que constatou um indice baixo de acertos na questao cujo objetivo era a aplicacao direta do Teorema de Pitagoras. Apos definir o saber matematico em questao, todo o trabalho foi fundamentado pela teoria das Situacoes Didaticas de Brousseau. Os alunos foram submetidos a executarem duas etapas do trabalho, uma registrando apenas com lapis e papel e outra, com auxilio computacional. A Engenharia Didatica foi a metodologia escolhida para subsidiar a analise de dados, bem como proporcionou o confronto dos dados entre as fases a priori e a posteriori. Descreveremos as etapas analisadas do desenvolvimento das atividades, sob os pilares do referencial teorico.
Referência(s)