Artigo Produção Nacional

TECNOLOGIAS E SITUAÇÕES ADIDÁTICAS NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

2016; Uniabeu; Volume: 9; Issue: 22 Linguagem: Português

ISSN

2179-5037

Autores

Samantha Chang Rodrigues de Paula, Júlio César da Silva, Gustavo de Oliveira Andrade, Chang Kuo Rodriguês,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 9o ano de uma escola particular no Estado de Goias. Por meio das Situacoes Didaticas de Brousseau (2008), foram desenvolvidas atividades com enfoque no Teorema de Pitagoras, apos um levantamento baseado nos resultados do SAEB/2011, que constatou um indice baixo de acertos na questao cujo objetivo era a aplicacao direta do Teorema de Pitagoras. Apos definir o saber matematico em questao, todo o trabalho foi fundamentado pela teoria das Situacoes Didaticas de Brousseau. Os alunos foram submetidos a executarem duas etapas do trabalho, uma registrando apenas com lapis e papel e outra, com auxilio computacional. A Engenharia Didatica foi a metodologia escolhida para subsidiar a analise de dados, bem como proporcionou o confronto dos dados entre as fases a priori e a posteriori. Descreveremos as etapas analisadas do desenvolvimento das atividades, sob os pilares do referencial teorico.

Referência(s)