Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proximidade de rodovias pode influenciar a fragmentação florestal? Um estudo de caso no norte do Rio Grande do Sul

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-7925.2016v29n3p21

ISSN

2175-7925

Autores

Tiago Rezzadori, Marília Teresinha Hartmann, Paulo Afonso Hartmann,

Tópico(s)

Forest ecology and management

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n3p21O estabelecimento e o uso das rodovias interferem na atmosfera, no solo, na vegetação, na fauna e nas comunidades humanas que estão em seu entorno. Um dos principais efeitos causados pela implantação e operação de uma rodovia é a fragmentação das paisagens naturais, que consequentemente gera o efeito de borda e o isolamento de populações. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi quantificar e comparar a distribuição da cobertura vegetal em áreas com e sem influência ecológica de rodovias na região do Alto Uruguai, norte do Rio Grande do Sul. Para tal, foi criado um banco de dados georrelacional, onde foram inseridas imagens de satélite Landsat V e CBERS 2b. Foi estimado o tamanho e quantidade de fragmentos florestais nas áreas com e sem influência das rodovias. A área com influência ecológica de rodovias apresentou menos fragmentos florestais e de menor tamanho quando comparada com a área sem influência ecológica. A alta fragmentação florestal parece ser potencializada pela proximidade das rodovias na região norte do Rio Grande do Sul, contribuindo para o isolamento e redução do tamanho das populações nativas que ocupam essas áreas.

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