Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A COR NEGRA NA “AQUARELA”: ALGUMAS REFLEXÕES RACIAIS BRASILEIRAS DO INÍCIO DOS ANOS 1960

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Issue: 19 Linguagem: Português

ISSN

1981-2140

Autores

Janine Neves Oliveira,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este trabalho pretende analisar a questao racial brasileira, de inicio da decada de 1960, a partir do “quadro musical do negro” inserido no espetaculo “Aquarela do Brasil”, de 1964, idealizado e realizado em Juiz de Fora, municipio de Minas Gerais. O quadro foi formado por um coral de negros e negras, alem de percussionistas, que cantaram a musica Escravidao e Liberdade, cujo mote era a historia dos escravos brasileiros, desde a travessia do Atlântico, passando pelo trabalho escravo, ate a fuga para o Quilombo dos Palmares. Partindo do pressuposto de que os fenomenos culturais dependem dos contextos em que se encontram inseridos, busca-se, por meio da ilustracao da peca teatral, compreender o “paradigma racial” nesse periodo, tomando como fio condutor analitico a abordagem socio-historica. Resgatando os discursos e estrategias instituidos pelas associacoes negras brasileiras disponiveis a epoca (em especial, os da Frente Negra Brasileira e do Teatro Experimental do Negro) e as producoes academicas e literarias sobre a tematica racial e cultural do periodo, lanca-se mao da reflexao acerca das possibilidades contextualizadas de identidade e valorizacao raciais. Por fim, pretende-se enlacar o arremate entre o contexto que situava o paradigma racial do inicio da decada de 1960 e a apresentacao e a representacao do quadro do negro da peca “Aquarela do Brasil”, no intuito de refletir acerca das questoes raciais que permearam um periodo da historia brasileira, procurando fomentar e enriquecer o debate e as reflexoes sobre a questao, tomando como ponto de partida o caso ora destacado.

Referência(s)