
Percepção de Alunos Superdotados, Mães e Professores Acerca da Aceleração de Ensino
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5380/psi.v19i2.29744
ISSN1981-8076
AutoresRenata Rodrigues Maia-Pinto, Denise de Souza Fleith,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo deste estudo exploratório foi investigar a percepção de alunos superdotados, do ensinofundamental, submetidos a procedimentos de aceleração de ensino quando frequentavam a educaçãoinfantil, suas mães e professores acerca dessa prática. Foram entrevistados 12 estudantes, 12 mães, 10professores de salas de aula regular e cinco docentes que atuavam em um programa de atendimento aalunos superdotados. Os resultados indicaram que a aceleração foi uma intervenção bem-sucedidapara os alunos, não acarretando perdas acadêmicas ou dificuldades socioemocionais nas sériesseguintes. Mães e alunos avaliaram positivamente a experiência de aceleração de ensino, ao passo queos professores se posicionaram desfavoravelmente, embora não tenham identificado problemasemocionais ou de desempenho escolar em seus alunos acelerados.
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