Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção de Alunos Superdotados, Mães e Professores Acerca da Aceleração de Ensino

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/psi.v19i2.29744

ISSN

1981-8076

Autores

Renata Rodrigues Maia-Pinto, Denise de Souza Fleith,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo deste estudo exploratório foi investigar a percepção de alunos superdotados, do ensinofundamental, submetidos a procedimentos de aceleração de ensino quando frequentavam a educaçãoinfantil, suas mães e professores acerca dessa prática. Foram entrevistados 12 estudantes, 12 mães, 10professores de salas de aula regular e cinco docentes que atuavam em um programa de atendimento aalunos superdotados. Os resultados indicaram que a aceleração foi uma intervenção bem-sucedidapara os alunos, não acarretando perdas acadêmicas ou dificuldades socioemocionais nas sériesseguintes. Mães e alunos avaliaram positivamente a experiência de aceleração de ensino, ao passo queos professores se posicionaram desfavoravelmente, embora não tenham identificado problemasemocionais ou de desempenho escolar em seus alunos acelerados.

Referência(s)