Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Processo Criativo em Dança: sensações, sentidos e imaginário

2016; Linguagem: Português

10.19146/pibic-2016-50941

ISSN

2447-5114

Autores

Livia Maria Touron De Sene, Marisa Martins Lambert,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

A presente pesquisa aprofundou-se no estudo dos conceitos de sensação e percepção como caminho para a criação em dança, dando continuidade à investigação das obras "As Contribuições das Abordagens Somáticas na Construção dos Saberes Sensíveis em Dança: um estudo sobre o projeto Por Que Lygia Clark?" (COSTAS, 2010), e do livro eletrônico "Sensorimemórias: um processo de criação da Companhia Perdida" (MORAES, 2012).Desenvolveu-se primordialmente por meio de laboratórios de criação pautados em exercícios de sensibilização envolvendo a percepção do espaço e a exploração de materiais com texturas diversas.Auxiliaram a intersecção prática-teoria a leitura de textos de Fayga Ostrower sobre os percausos do processo criativo, outros artigos sobre percepção, sinestesia e criatividade, além de bibliografias do educador somático e bailarino Hubert Godard, abordando o espaço de ação criativa.A dramaturgia corporal e cênica do trabalho se desdobrou de aproximações com a performance, enquanto modo de atuação, e se constituiu a partir do contato com o filme A Espuma dos Dias (Michel Gondry) e de visitas de observação e experimentação corporal

Referência(s)