Artigo Revisado por pares

DOSSIÊ CINEMA E EDUCAÇÃO UMA RELAÇÃO SOB A HIPÓTESE DE ALTERIDADE

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.20500/rce.v5i9.1596

ISSN

1809-5747

Autores

Adriana Fresquet,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Era esperavel que a primeira vez que a Revista Contemporânea de Educacao apresentasse um dossie sobre cinema e educacao, o fizesse de um lugar mais amplo, que abarcasse, de um modo geral, uma multiplicidade de opcoes. Especificar este dossie obedece a uma escolha previa de uma forma especifica de relacao, a da hipotese de alteridade sugerida pelo ministro de Educacao Jack Lang, no seu projeto de “fazer arte” nas escolas publicas da Franca entre 2000 e 2005. Bergala, como responsavel pela consultoria de cinema, conseguiu condensar sua experiencia e reflexao sobre o cinema como um “outro”, um estrangeiro que provoca a instituicao escolar com o ato criativo. Ele fala no lugar do cineasta, do professor e do pesquisador. Neste dossie, desejamos ler e dar a ler diversos dialogos entre os colegas e alunos sobre esta hipotese, eles indicam a fertilidade de uma proposta que abre horizontes e inspira a diversidade. Como afirma o poeta Bartolomeu Campos de Queiros, em um dialogo pessoal e tacito com Bergala: “a arte deve criar divergencia, se produz convergencia ou consenso nao e arte, e dogma”.

Referência(s)