Atividade experimental "hands-on" para o estudo das características de um gerador (pilha voltaica) e de um recetor (voltâmetro) com material simples, de fácil acesso e baixo custo
2016; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0179
ISSN1806-9126
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNo âmbito de um amplo estudo sobre o ensino experimental da Física foram investigadas algumas causas dos problemas dos alunos portugueses nesta área. Para ajudar a solucionar estes problemas, procurámos intervir e desenvolver um conjunto de kits experimentais com vários graus de complexidade, que foram aplicados a duas amostras de estudantes (alunos da pré-seleção olímpica e alunos de escolas secundárias em Portugal). Neste artigo é apresentada uma das experiências simples destes kits "Estudo das características de um gerador (pilha voltaica) e de um recetor (voltâmetro)" que foi testada em ambiente de sala de aula, em algumas escolas. O voltâmetro é construído pelos alunos recorrendo a materiais de baixo custo e fácil acesso. Apresentamos algumas sugestões metodológicas disponibilizadas aos professores e os resultados das experiências nos grupos experimental e de controlo.
Referência(s)