
<b>Contexto escolar e hábitos miccionais: estudo transversal com escolares do Distrito Federal / School setting and voiding habits: a cross-sectional study among school-aged children from the Federal District<b>
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/cienccuidsaude.v15i2.28173
ISSN1984-7513
AutoresCristiane Feitosa Salviano, Gisele Martins,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoEstudo transversal realizado em oito escolas públicas e particulares do Riacho Fundo,(Distrito Federal),com escolares deseis a 12 anos, com o objetivo de avaliar a frequência de ida e permissão para uso do toalete na escola, sob a perspectiva do escolar, assim como mensurar a taxa de ocorrência e o impacto da experiência de ter tido alguma vez na vida um evento de perda urinária no contexto escolar. A coleta de dados incluiu entrevista por meio de perguntas-chave desenvolvidas pelas pesquisadoras. A análise dos dados incluiu técnicas básicas de análise exploratória de dados como,frequência absoluta e relativa, calculadas no programa Statistical Package for the Social Sciences. Das 86 crianças participantes da pesquisa, 73% (n=63) relataram irtodos os dias ao toalete escolar, ao passo que as que afirmam não utilizar o toalete apontaram como justificativas a falta de vontade, a falta de papel higiênico nos toaletes e a falta de privacidade ou problema com as portas. Quanto à permissão para o uso do toalete, 66% (n=57) afirmaram poder ir sempre que tivessem vontade. A experiência de perda urinária na escola foi relatada por17 (20%) crianças e apresentou impacto altamente negativo sob a perspectiva do escolar.
Referência(s)