Artigo Acesso aberto Revisado por pares

SENTIDO DO TRABALHO E FATORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E CANADENSES

2016; Volume: 23; Issue: 3(Jul-Set) Linguagem: Português

10.14210/alcance.v23n3(jul-set).p272-292

ISSN

1983-716X

Autores

Ana Alice Vilas Boas, Estelle M. Morin,

Tópico(s)

Workplace Health and Well-being

Resumo

Este estudo avalia os fatores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores que atuam no Brasil e no Canadá e correlaciona-os com o sentido do trabalho. A amostra foi constituída por 274 professores brasileiros e 252 canadenses. Os dados foram coletados através de um questionário online enviado, para 3 universidades públicas de Minas Gerais e 3 universidades do Quebec, no primeiro semestre de 2013. O questionário permitiu avaliar os seguintes fatores: finalidade do trabalho, autonomia, oportunidades de desenvolvimento profissional, relação com os colegas, retidão moral, reconhecimento, segurança no trabalho, carga de trabalho e horas trabalhadas por dia e por semana e correlaciona-los com os indicadores de sentido do trabalho e sentido no trabalho. Os professores canadenses encontram mais autonomia, oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecimento em seu ambiente de trabalho do que os brasileiros. Por outro lado, a carga mental e as horas trabalhadas por semana é maior nas universidades federais de Minas Gerais do que nas universidades do Québec. Os fatores que descrevem as características do trabalho e das relações de trabalho estão positivamente correlacionadas com o sentido do trabalho, enquanto que as cargas de trabalho física e mental estão negativamente relacionadas com o sentido do trabalho.

Referência(s)