Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O cão que nem sempre late: o Grupo Globo e a cobertura das eleições presidenciais de 2014 e 1998

2016; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21878/compolitica.2016.6.1.232

ISSN

2236-4781

Autores

João Feres Júnior, Luna de Oliveira Sassara,

Tópico(s)

Media Influence and Politics

Resumo

<p>Os estudos da mídia brasileira em períodos eleitorais têm consistentemente encontrado viés contra políticos e partidos de esquerda, particularmente contra o Partido dos Trabalhadores. O presente trabalho é uma contribuição a essa literatura. Trata-se de uma comparação entre as coberturas eleitorais do Jornal Nacional e do jornal impresso O Globo, ambos pertencentes ao Grupo Globo. Queremos primeiro testar a hipótese da continuidade do comportamento antipetista das mídias desta empresa. Uma vez confirmada essa hipótese, partiremos para o exame da hipótese do papel de “cão de guarda”. Para tal, comparamos os resultados das análises das eleições de 2014 e de 1998: duas campanhas para reeleição, com os mesmos partidos em competição, PT e PSDB, mas ocupando lugares opostos dos polos situação e oposição. Nossos resultados confiram a tese da continuidade do viés antipetista e rejeitam o papel de cão de guarda. A metodologia utilizada para a análise das coberturas das três eleições é a análise de valências das notícias. </p>

Referência(s)